Cinema São Mamede - Projeto de 1968
Foi mandado erigir por Eduardo Marques Correia, natural de São Romão, concelho de Seia, mas radicado na rua da Rainha Dª. Maria II, da cidade de Guimarães.
Um edifício que se tornou uma referência na cidade e foi durante muitos anos um exemplo na divulgação cultural, principalmente para os apaixonados da sétima arte.
Projetado para o cinema e situado na rua Dr. José Sampaio, numa zona onde integra vários edifícios antigos, os autores procuraram incluir este edifício de linha contemporânea no ambiente da cidade de Guimarães sem desvirtuar a zona envolvente. Neste sentido, houve uma preocupação na sua construção sendo alinhado com os prédios confinantes e utilizando somente dois materiais puros e nobres na sua fachada, o granito e o cristal.
O técnico responsável pela construção foi Manuel Armando São Martinho Fortes D`Ávila e Pereira, diplomado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, residente na Avenida da Boavista, da cidade do Porto, e também coautor do projeto, conjuntamente com Domingos Fernandes.
O edifício possui uma área total de 2234 m2, distribuindo os lugares destinados aos espetadores por duas zonas distintas com entradas próprias, embora ligadas interiormente para a saída dos espetadores, a plateia, a tribuna e o balcão, estes dois últimos dividem-se por dois pisos.
Segundo a memória descritiva do processo, o espaço tinha uma capacidade para 927 espetadores sentados, 388 na plateia, 192 na tribuna e 347 no balcão.
Dado tratar-se de um edifício de caraterísticas e funções muito próprias, houve também uma preocupação em personalizar os materiais empregues no seu interior, dos quais podemos destacar a aplicação de mármores em todas as escadas e salas de fumo, alcatifas nos espaços de projeção, madeiras e estuques nas paredes e iluminação indireta, e o cuidado em ventilar todos os espaços, uns diretamente de forma natural, outros através de ar condicionado.
A licença para a sua construção foi emitida em 26 de maio de 1969 e a sua abertura ocorreu em 24 de junho de 1971, tendo a sua função, essencialmente de sala de cinema, perdurado até 2006.