Festas e Romarias
Festa de Santo Amaro em Mascotelos
A festa em honra de Santo Amaro ocorre anualmente a 15 de janeiro.
O culto e a devoção ao Santo Amaro em Mascotelos é praticado desde inícios do séc. XVII, na igreja paroquial, outrora capela de Santo Amaro.
Um dos documentos mais antigos acerca do culto a Santo Amaro é a sentença proferida pela Relação Eclesiástica a 08 de janeiro de 1639 sobre as esmolas da ermida (AMAP: C-1351).
A romaria é rica no seu programa festivo, constando dela atrativos para os mais variados gostos: venda ambulante, com destaque para os doces, cantares ao desafio, folclore, atuação de bandas de música, fogo-de-artifício e concurso pecuário, que acompanha o festejo litúrgico na sua antiguidade.
No séc. XX, a feira do gado no dia de Santo Amaro era a mais concorrida da região, pois era ali que se regulavam os preços do gado bovino para todo o ano (BRAGA: 1940)
Um dos momentos mais apreciados, mas já caído em desuso, era o jogo dos brilhantes. Pequenos papeis coloridos e brilhantes eram cortados e depois lançados à cabeça dos romeiros que iam passando. Este jogo era praticado essencialmente pelos rapazes que, numa tentativa de atrair a atenção de alguma possível pretendente, atiravam os brilhantes para as cabeças das jovens raparigas.
Ainda hoje a romaria de Santo Amaro é uma aprazível festividade, ocasião para rever velhos amigos, lembrar tradições, rezar ao Santo pela cura dos ossos.
