do sistema antigo ao advento das máquinas
A exposição tem como ponto de partida a coleção documental da Fábrica do Castanheiro (1885-2013) e desenvolve uma leitura em torno dos principais acontecimentos, personalidades e fábricas têxteis que estiveram no centro de um movimento industrial transformador do século XIX (Fábrica dos Castanheiro, Fábrica do Moinho do Buraco, Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães). Documentos, objetos e imagens compõem a narrativa de uma industrialização tardia que despertou com a mecanização e a eletrificação, definindo, para sempre, o perfil industrial de Guimarães.
VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO
Num sábado de cada mês, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta abrirá as suas portas para dar a possibilidade a todos de visitarem a exposição: “Indústria têxtil de Guimarães: do sistema antigo ao advento das máquinas”. Poderá, à exceção dos dias 20 de Julho e 5 de outubro, usufruir de uma visita orientada pela comissária científica Paula R. Nogueira. Apareça e inscreva-se nas visitas.
Informações gerais
Horário ao sábado: 15h00-18h00
Horário da visita guiada: 16h00-17h30
Inscrição obrigatória
arquivo.municipal@cm-guimaraes.pt
253 421 246
Com intenção de sensibilizar e dar a conhecer a memória industrial e a história das empresas vimaranenses, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta em colaboração com a A MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, organizam visitas orientadas a algumas das primeiras fábricas de Guimarães.
Oportunamente será comunicado nova data
Informações gerais
Guia: Dr.ª Paula Nogueira
Horário das visitas: 10h30-12h30
Ponto de encontro: 10h00 no largo Condessa Mumadona
Inscrição obrigatória
arquivo.municipal@cm-guimaraes.pt
253 421 246