amap-logo
home INÍCIO servicos SERVIÇOS email CONTACTOS search PESQUISAR

Monumento a Alberto Sampaio - Projeto de 1952

Filho de Bernardino de Sampaio e Araújo e de D. Emília Ermelinda Cardoso Teixeira, Alberto Sampaio, nasceu em Guimarães, na antiga Rua dos Mercadores, atual Rua Rainha D. Maria II, a 15 de novembro de 1841.

Iniciou os seus estudos em Landim, Vila Nova de Famalicão, completando-os em Braga, seguindo depois para Coimbra onde se formou em Direito na Faculdade de Direito de Coimbra.

Foi um dos fundadores da Companhia de Banhos de Vizela e da Sociedade Martins Sarmento (1882), tornando-se seu sócio honorário em 1891. Em 1884, publicou «O Presente e o Futuro da Viticultura no Minho», dando um grande contributo para o conhecimento da economia rural do norte do país, e nesse mesmo ano, desempenhou, com distinção as funções de diretor técnico da 1.ª Exposição Industrial de Guimarães, promovida pela Sociedade Martins Sarmento.

Foi com a publicação de «As Vilas do Norte de Portugal» e, posteriormente, «As Póvoas Marítimas», que se destacou na investigação histórica, tornando-se pioneiro da história económica em Portugal.

Faleceu a 1 de dezembro de 1908, na sua casa de Boamense, em Vila Nova de Famalicão.

Em sua homenagem a Câmara Municipal de Guimarães erigiu um monumento no Largo dos Laranjais, representando-o num baixo-relevo de bronze, cujo escultor foi António de Azevedo.

O autor do projeto do monumento, Gil de Azevedo, na memória descrita do mesmo, refere que a escolha do largo dos Laranjais pela Câmara Municipal e Comissão encarregada da homenagem “tem na verdade o ambiente próprio e aconselhável para a realização de tal obra” , e que o monumento seria constituído por elementos de cantaria, com uma parte central, onde seria colocada a escultura da figura de Alberto Sampaio, contemplando ainda uma passadeira de cantaria que dividiria os espelhos de água colocados nas partes laterais (atualmente inexistentes), obrigando, assim, a uma observação mais frontal possível, como convém, a uma escultura em baixo relevo.

A sua construção seria de pedra da região amarela na parte central, onde seria colocada a escultura de Alberto Sampaio, e azul nos elementos laterais e na passadeira entre os espelhos de água. Para a edificação dos espelhos de água, pavimento, coberturas e laterais do alçado, seria utilizada a pedra fina branca, e o abastecimento de água seria feito do poço existente no local. O lajeado irregular seria igualmente empregada a pedra.

O orçamento previsto para esta empreitada ascendia à quantia de 130.000$00.

O monumento foi inaugurado no dia 10 de junho de 1956.

11-28-19-8-4.jpg
1952
Projecto do Monumento a Alberto Sampaio Ref: 11-28-19-8-4

In: https://www.wook.pt/autor/alberto-sampaio/11539

In: https://em.guimaraes.pt/visitas/geo_evento/monumento-a-alberto-sampaio

In: https://www.quintadacosta.pt/1099-2/

In: https://www.famalicao.pt/op/document/?co=3779&h=9784f

×