Serviço Educativo
O serviço educativo deste Arquivo realiza periodicamente diversas atividades e está vocacionado para um público pré-escolar e escolar dos 5 aos 12 anos, sendo que algumas dessas atividades também estão adaptadas para um público sénior.
Tem como o objetivo e missão de sensibilizar as crianças, jovens e todos para o trabalho que se realiza no Arquivo, bem como para a importância da história dos documentos e da conservação e salvaguarda do nosso património material e imaterial.
Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a marcação e para grupos com um número máximo de 20 participantes.
Marcação:
Deverá efetuar a marcação nas atividades, com sete dias de antecedência, das seguintes formas:
- Através do contacto telefónico, 253 421 246 (Chamada para a rede fixa nacional);
- Através do e-mail: arquivo.municipal@cm-guimarães.pt;
- Presencialmente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Horário das atividades:
Sessões da parte da manhã das 10h00 às 11h30 e de tarde 14h30 às 16h00 (mediante marcação).
Portfólio de Atividades
Genealogista por um dia
A profissão ligada aos arquivos é a de arquivista, contudo existem outras profissões que lhe estão associadas. Nesta atividade damos a conhecer a profissão de Genealogista e a sua ligação, muito estreita, com os documentos do nosso Arquivo. Mostramos a importância dos livros do arquivo paroquial para a construção de uma árvore genealógica.
Vem participar na atividade e constrói a tua árvore genealógica!
Copista por um dia
Perceber o trabalho desenvolvido por um monge copista, desde os utensílios de escrita, aos ingredientes que usavam para criar a própria tinta, até às verdadeiras obras de arte que eram elaboradas no Scriptorium medieval.
Vem participar na atividade e pinta uma iluminura!
Descobre o primeiro foral português
Vem descobrir o primeiro foral português, constituído por três cartas, a carta de foral do Conde D. Henrique em 1096, e as cartas de confirmação de D. Afonso Henriques, em 1128 e a de D. Afonso II, em 1217. A iniciativa pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância da história dos documentos de Arquivo.
Participa e leva o teu puzzle!
A bandeira da cidade de Guimarães
Sabias que a bandeira da cidade de Guimarães foi aprovada pela da Portaria 131/85 de 9 de março, publicada no Diário da República? Tem a imagem de Nossa Senhora da Oliveira com o menino, vestida de vermelho e com um manto azul, foi a mesma que concedeu vários milagres segundo o Livro dos Milagres de Nossa Senhora da Oliveira.
Participa e pinta a tua bandeira!
O 25 de abril de 1974 contado pelos documentos
O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, no âmbito das comemorações do aniversário do 25 de Abril, todos os anos promove, visitas guiadas ao Arquivo, complementadas com uma mostra de documentos alusivos ao tema e a realização de um dos principais símbolos do 25 de abril.
Participa e leva um cravo vermelho!
Sabias que o feriado da cidade, 24 de junho, é o dia 1 de Portugal?
Tendo como base o feriado municipal da cidade de Guimarães, pretende-se dar a conhecer todo o simbolismo que envolve a data e a importância que teve a “Batalha de S. Mamede”, considerada como o ato fundador de Portugal.
Participa e leva a tua medalha da cidade!
A Coroa do rei e da rainha
Vem ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e prepara a tua coroa! Todos os anos por esta altura os temas são os reis e as rainhas. Esta atividade é direcionada para crianças e visa o desenvolvimento da criatividade dos participantes através da livre criação de surpreendentes coroas.
Participa e no final da atividade, cada participante será fotografado com a coroa por si criada!
Bordado com amêndoas
Todos os anos avizinhando-se a Páscoa e com ela as férias escolares o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta lança o repto às crianças para participarem na atividade de conceção do tradicional “saco de amêndoas”, ornamentado com “Bordado de Guimarães”, uma das artes mais representativas do nosso concelho.
Participa e leva o teu “saco de amêndoas”!
Símbolos da Páscoa
Oficinas temáticas que incidem sobre alguns símbolos associados à Páscoa. Segundo a tradição pascal, o ramo de oliveira é normalmente uma oferta dos afilhados às madrinhas. Os ramos são benzidos no domingo que antecede a Páscoa chamado “Domingo de Ramos” e oferecidos pelos afilhados às suas madrinhas.
Participa e leva a tua “caixa com ramos de oliveira” para ofereceres à tua madrinha!
O Avô conta uma história
Tendo como base a comemoração do dia dos avós, o Arquivo todos os anos propõe a uma atividade alusiva ao tema, uma história (re)contada pelos avós da nossa época.
Participa, ouve com atenção o que os avós têm para contar!
As festas Nicolinas contadas por um Nicolino
Nesta sessão vais conhecer a história fantástica de todos os números nicolinos, através da narrativa na primeira pessoa de um “estudante” que faz parte da comissão de festas. Participa e vive de perto as nicolinas!
Atividade dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, formador de oficinas e workshops de escrita criativa, ilustração, banda desenhada e narração oral.
Símbolos de Natal
O Natal é uma das festividades mais importantes do ano, como tal o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta todos os anos pretende, de forma lúdica, (re)descobrir as suas tradições, através da elaboração de um dos seus símbolos.
Participa e leva o teu para colocares na tua árvore de natal!
A Casa Navarros de Andrade e a sua história contada pelo Padre Golias!
O Arquivo propõe a apresentação da história da Casa Navarros de Andrade. Nesta sessão, vais conhecer a história fantástica da casa onde está instalado o atual Arquivo, que remonta ao século XVII, e através da narrativa do Padre Golias, conhecerás as famílias que viveram nesta casa e a preciosidade que existiu na capela, um osso de São Torcato.
Atividade dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, formador de oficinas e workshops de escrita criativa, ilustração, banda desenhada e narração oral.
Pregões e Pregoeiros
O ofício de pregoeiro e a importância dos pregões, enquanto meio de divulgação de notícias, anúncios e decisões públicas, que circulavam pelas ruas das cidades e vilas. Tal como outrora, o saber ouvir é tão importante como saber falar.
Rosa Exposta
Partindo de uma boneca de lã, esta oficina promove o acervo documental, dando a conhecer o património material e imaterial, fomentando o gosto pela história de Guimarães e para a importância da sustentabilidade.
Jogo do... Pimentinha!
Depois de conhecerem o Arquivo e o seu funcionamento, os alunos jogam o jogo do Pimentinha, que pretende sensibilizar, de forma lúdico-didática para a importância do Arquivo na preservação dos documentos.
Neste jogo, os alunos são as peças e têm de obedecer às regras. Durante o percurso vão encontrando casas de sorte e de azar, que condicionam a chegada à meta!
A fotografia é Património
Através da música e pintura vamos aprender a origem, os processos e os temas da história da fotografia e reconhecê-la como um bem patrimonial.